Quem somos - Apresentação

O Colégio São Lucas se preocupa essencialmente com a construção do ser humano, para que possa enfrentar os desafios emocionais e profissionais que encontrará ao longo da vida. Portanto, o nosso objetivo é educar para a vida, fazendo com que o aluno cresça em todos os sentidos. Nossos alunos estarão sempre cercados de pessoas que se preocupam tanto em construir conhecimentos, quanto em ensinar valores que são a base para que, no futuro, sejam adultos felizes, bem sucedidos e conscientes de seu papel perante a sociedade. Por isso, é tão importante ensinar valores, como a honestidade, a solidariedade, a justiça, a amizade, a paz, a união, a dedicação e a vontade de aprender e de construir um mundo melhor.

Nossa proposta pedagógica tem como base a LDB e os Parâmetros Curriculares Nacionais. Oferecemos um ambiente escolar prazeroso, estimulador e desafiador, para que os conteúdos sejam problematizados, transformem-se em conhecimentos e o aluno desenvolva as capacidades de saber ouvir, argumentar, conviver, ler, interpretar questões escolares e do cotidiano. Como instituição escolar, garante a aprendizagem formal e científica do aluno na perspectiva do aprender a aprender, a fazer conviver e, principalmente, a ser, ajudando-o a desabrochar o seu potencial de pessoa autônoma e liberta, assumindo seu papel social de cidadão, na construção de um mundo mais justo e solidário.

Na nossa escola, a avaliação tem a função de revelar o desempenho presente, as possibilidades de desempenho futuro e os encaminhamentos necessários para as práticas que precisam ser modificadas, apontando novos caminhos e abrindo as possibilidades educativas do futuro.