Alimentação Saudável

 

A necessidade do projeto surgiu da observação da alimentação das crianças na escola. Se por um lado é possível perceber alunos que exageram na alimentação, comendo porções maiores do que sua necessidade diária, por outro lado é notável que alguns alunos apresentam dificuldade em se alimentar e rejeitam uma variedade enorme de alimentos. Dessa forma, o objetivo do projeto é permitir que os alunos, juntamente com seus familiares, reflitam sobre seus hábitos alimentares e das consequências que esses hábitos têm na sua saúde. Pretende-se levar ao conhecimento dos alunos que tanto a carência quanto o excesso de alimentos podem gerar doenças e prejudicar o crescimento. Ao compreender a importância da alimentação saudável, espera-se uma mudança de hábitos alimentares.

OBJETIVOS

1.      Definir o que é alimentação saudável.
2.      Diferenciar frutas, verduras e legumes, bem como a importância desses alimentos para nossa saúde.
3.      Incentivar o consumo de frutas, verduras e legumes.
4.      Conhecer a importância das vitaminas na saúde.
5.      Identificar informações contidas nos rótulos de produtos industrializados.
6.      Compreender os prejuízos causados pelo consumo excessivo de balas, refrigerantes e frituras.
7.      Aprender o que significa a pirâmide alimentar.
8.      Aprender algumas receitas de alimentos saudáveis.
9.      Evitar o desperdício de alimentos.

DESENVOLVIMENTO DA PROPOSTA PEDAGÓGICA

 

SEGUNDA-FEIRA: A IMPORTÂNCIA SAUDÁVEL

Colocar as crianças em círculos no pátio para uma conversa informal sobre a boa alimentação, destacando quais os alimentos mais saudáveis, logo um piquenique com alimentos saudáveis, em seguida teatro com fantoche de frutinhas.

OBS.: Pedir com antecedência aos pais que mandem por seus filhos alimentos saudáveis para desenvolvimento do piquenique. 

 

TERÇA-FEIRA: DINAMICA DOS SABORES

Trabalhar com os alunos rótulos de embalagens de alimentos. Utilizar as embalagens trazidas pelos alunos e montar um mural com informações de cada alimento.

OBS.: Pedir aos pais rótulos para o desenvolvimento da atividade

 

QUARTA-FEIRA: TEATRO DAS FRUTAS

Fazer com ajuda dos alunos uma vitamina com: maça, banana e leite, logo após degustação da vitamina, depois da degustação será incentivado aos alunos que mantenham o habito de tomar vitamina que ajudará no crescimento e entregar aos alunos gravuras de alimentos saudáveis para as crianças colorirem.

OBS.: Levar as frutas e o leite, liquidificador e copos para o desenvolvimento da atividade.

 

QUINTA-FEIRA: SEMÁFORO DOS ALIMENTOS

Alimentos Não Saudáveis. Mostrar que alguns alimentos devem ser consumidos com moderação. Confeccionar um mural com esses alimentos. Exemplos: pirulitos, chicletes, balas, doces, refrigerantes, entre outros.

 

SEXTA-FEIRA: PIRAMIDE ALIMENTAR

Organizar uma palestra com uma nutricionista, para que a mesma possa conversar com os alunos sobre os cuidados que devemos ter com nossa alimentação.

LEMBRACINHAS: Frutas e legumes feitos em EVA.

 

 

 

Confira o álbum completo na nossa pagina do Facebook.

 

 

 

 

Deixe um comentário