Salipi

O Salão do Livro do Piauí – SALIPI, realizado anualmente desde 2003, é o principal evento da Fundação Quixote e integra o circuito cultural das principais Feiras e Bienais de Livros do Brasil. O evento acontece sempre no mês de junho em Teresina e tem duração de uma semana.

O SALIPI iniciou como um experimento de alguns professores que resolveram juntar-se e organizar um evento literário, mesmo sem a menor experiência em organização de eventos de qualquer tipo. O sucesso foi retumbante, e desde então vem apenas aumentado de ano a ano.

A grande diferença do SALIPI para as demais feiras e bienais internacionais do Brasil está no fato desse evento acontecer anualmente de forma itinerante com a realização de Salões Regionais.

Alguns dos principais eventos realizados pela Fundação Quixote no interior do Estado são: Salão do Livro Regional de Valença/SALIVA; Salão do Livro Regional de Parnaíba- SALIPA; Salão do Livro Regional de Elesbão Veloso; Seminários de Leituras entre outros cursos de atualização na área educacional com foco na leitura e formação de leitores.

O SALIPI proporcionou à Fundação Quixote atuar em outras áreas, sempre ligadas ao universo do livro, como a Editoração de livros de autores piauienses; Festival Nacional de Violão do Piauí (FENAVIPI); Concertos lítero-musicais para estudantes de Teresina desde o ano 2000, com a finalidade de descobrir novos talentos na área literária e musical.

Já é tradição a visita dos nossos alunos aos Eventos da Fundação Quixote, neste, não foi diferente. Nossos alunos do 9º Ano do Ensino Fundamental foram à Teresina participar do 14º Salão do Livro do Piauí - SALIPI.

Com a visita, os estudantes puderam mergulhar no mundo literário, com a gama de obras disponibilizadas nos stands. A iniciativa louvável incentivou os jovens, que não apenas olharam os títulos e sinopses dos livros, mas também, conheceram o autor de um deles, Enéas Barros, autor do livro: “O Turco e o Cinzelador”, na ocasião o mesmo, proporcionou aos estudantes um Bate Papo Literário, em seguida o referente autor autografou o livro dos mesmos.

Após o Evento, nossos alunos fizeram uma visita a alguns pontos turísticos de Teresina, podendo assim, associar cultura, arte, lazer e educação.

 

 

 

Mário Lima: ASCOM-CSL

Deixe um comentário